Dicas: A MUDA

Dicas

Todas as espécies de aves, uma vez por ano passam por uma fase que chamamos de muda, apesar das penas serem muito resistentes, depois de certo tempo elas começam a apresentar desgastes naturais, sendo necessária sua troca. Este é um processo natural das aves e é regulado através de hormônios liberados pelas glândulas da tireóide.
Este período é cíclico e ocorre naturalmente uma vez por anos após a época de reprodução. 
Quando a ave é saudável e bem nutrida, a muda é gradual, as penas vão caindo gradativamente e novas vão surgindo, não havendo falhas no corpo das aves, a duração de uma muda normal é de 6 a 8 semanas.
No caso da ave, ter mais de uma muda durante o ano, ou haver aparecimento da pele das aves ou ainda a muda perdurar por mais de 10 semanas, é um claro sinal deu que há alguma deficiência alimentar (carências de vitaminas e minerais), doenças, parasitose ou estresse.
Neste período podemos observar que as aves diminuem a quantidade de consumo de alimentos, justamente quando mais precisam, pois neste período o gasto energético é grande. Por isso que neste período é indicada uma suplementação alimentar adequada, que contenha ferro, cálcio e vitaminas.
Nos países de clima tropical como no Brasil, as aves normalmente trocam as penas, entre o outono e o inverno, onde a temperatura diminui e as noites são mais longas.
No final do período de muda, as novas penas estão mais viçosas, bonitas, a ave retorna sua vida mais ativa e volta a cantar.