Dicas: HIGIENIZAÇÃO DE GAIOLAS, BEBEDOUROS, COMEDOUROS E POLEIROS

Dicas

A higienização de gaiolas, bebedouros, comedouros e poleiros são fundamentais para evitar doenças na criação. As doenças mais comuns das aves ornamentais estão relacionadas a falta de higiene dos utensílios utilizados na criação, estas doenças podem ser de origem bacteriana, fúngica, viral ou parasitária.
A limpeza de bebedouros e comedouros deve ser feitas diariamente no momento da reposição da água e da comida, pode ser feito com detergente neutro e sempre enxaguar bem a fim de retirar todo o resíduo.
Os poleiros e bandejas de gaiolas e de viveiro devem ser limpos com freqüência semanal. Recomenda-se retirar o excesso de excrementos e utilizar produtos com amônia quartanária, diluir 1 ml do produto para 500 ml de água (ou 10 ml do produto para 5 litros de água), deixar os utensílios de molho por 15 minutos, após enxaguar para tirar o resíduo, não utilizar outro produto em conjunto, pois a ação desinfetante do produto será afetada.
Uma das maiores causas de óbitos na criação das aves é a Coccidiose, doença causada por um parasita protozoário do gênero Eimeria e Isospora, a contaminação se dá por ingestão dos chamados oocistos, que ficam no fundo da gaiola e nos poleiros, como são extremamente leves, eles dispensam no ambiente facilitando a contaminação das aves, a ação desinfetante consegue eliminar estas formas infectantes.
Com a limpeza e higienização feita de forma correta e freqüente, os riscos de proliferação de doenças diminuem significamente.